ENEAGRAMA

O Eneagrama é o resultado de um conhecimento milenar que chegou ao Ocidente trazido por George Gurdjieff, que introduziu o uso do antigo mapa do Eneagrama aplicável a processos dinâmicos, proporcionando uma valiosa ferramenta para despertar a consciência do ser. Na década de setenta, Oscar Ichazo e Claudio Naranjo desenvolveram o sistema.

A base do sistema está em um círculo com nove pontos equidistantes, interligados por nove linhas, forma que deu origem ao seu nome (Ennea = nove; Grammos = pontos). Cada um desses pontos representa um tipo de pessoa; as linhas são os movimentos de transformação e influência recíprocas entre os tipos. Assim, segundo esse modelo, existem nove grupos básicos de pessoas e os integrantes de cada grupo têm uma característica específica dominante ou um traço negativo principal. Essa característica ou traço estabelece a maneira de cada um estar e atuar no mundo, daí vem a importância de identificá-lo. (figura do eneagrama)

Estudar o Eneagrama ajuda de forma consistente a compreender e aceitar que cada um desses grupos de pessoas têm características, comportamentos e motivações diferentes dos demais. Cada grupo desenvolveu estratégias de adaptação aprendidas como respostas de sobrevivência na infância, na busca da felicidade e de uma maneira subjetiva de relacionar-se com o mundo e consigo mesmo . O problema é que ao longo da vida continuamos usando essas estratégias de forma inconsciente, compulsiva e mecânica, frequentemente gerando mais infelicidade e insatisfação.

Aplicado ao estudo de pessoas, o Eneagrama salienta suas igualdades e diferenças, talentos e dificuldades, possibilidades e limitações. Muitas dessas características são desconhecidas ou escondidas pelo incômodo ou vulnerabilidade que provocam; outras são utilizadas compulsivamente ou de forma exagerada perdendo assim suas vantagens. Ficar consciente dessas características e seus mecanismos é o caminho para obter-se um certo domínio sobre a compulsividade.

É uma ferramenta que traz a possibilidade de mudança, principalmente na maneira da pessoa se colocar diante da vida. Por meio do Eneagrama é possível ver como se está, e uma indicação do caminho para transcender os limites desta condição, proporcionando mais capacidade de autoaceitação e considerável melhoria nos relacionamentos interpessoais.

O curso é oferecido em diversas cidades do Brasil várias vezes ao ano. Veja a programação em nosso calendário

 

Terapeutas autorizados por Claudio Naranjo a ministrar Curso de Eneagrama no Brasil:

 

Ana Maria Rios
Divinópolis/MG
ana3304@yahoo.com

Camile Milagres
Brasília/DF
camilemilagres@gmail.com

Clara Rennó
Belo Horizonte/MG
cacalarenno@gmail.com

Dario Martins
Divinópolis/MG
dariomga@gmail.com

Élvio Corso
São Miguel do Gostoso/RN
elvio@pousadadogostoso.com

Evânia Reichert
Porto Alegre/RS
valedoser@gmail.com

Fátima Caldas
São Paulo/SP
fatimacaldas1@gmail.com

Luis Carlos Costa
Rio de Janeiro/RJ e Divinópolis/MG
imr_brasil_luicarlo@yahoo.com.br

Luiz Mauro Junqueira
Belo Horizonte/MG
lmaurorj@terra.com.br

Marcelo Perim
Matutu/MG
marceloperim7@gmail.com

Márcia Campbel
Rio de Janeiro/RJ
teatroeneagrama@yahoo.com.br

Pedro Caldas
Belo Horizonte/MG
pedrocaldasramos@gmail.com

Reginaldo Menezes
Rio de Janeiro/RJ
remzbarros@gmail.com

Sérgio Veleda
Porto Alegre/RS
valedoser@gmail.com

Produções em outros estados:

Produtora Eneagrama em Brasília
Nilda Paes Gouveia
nilda.paes@uol.com.br

Produtora Eneagrama em Rondônia
Euza Beloti
euzabeloti@gmail.com

Produtora Eneagrama no Rio Grande do Sul
Joana Izabel
info.cursos@valedoser.com.br