O QUE É SAT?

Após o retorno de Naranjo da sua peregrinação em Arica (Chile) com Oscar Ichazo, seus ensinamentos rapidamente se cristalizaram em uma organização sem fins lucrativos chamada Buscadores da Verdade. No entanto a palavra “SAT” se refere não somente às iniciais dessa expressão em inglês (Seekers After Truth) como também à palavra sânscrita que significa “verdade e ser”. Ainda, faz pelo simbolismo fonético, referência à trindade antropológica que permeia seu Programa e sua visão da psique. Estas letras são eco simultaneamente das forças cósmicas afirmativa, negativa e neutralizante de Gurdjieff, e às três “pessoas internas” de Totila Albert: pai, mãe e filho.

SAT tem sido conhecida como uma atividade psicoespiritual, envolvendo conjuntamente os aspectos terapêutico e contemplativo. A prática de meditação começa com um treinamento da mente voltado para a atenção por meio de contínuas experiências no presente, continuando com a concentração em um ponto e quietude interna, atingindo posterior questionamento da mente. Simultaneamente, os participantes são dirigidos por meio de um processo terapêutico guiado, que consiste em rico currículo contendo a psicologia dos Eneatipos, além de uma reelaboração transformativa das memórias, sentimentos e formas de relacionamento infantis. O programa tem um poderoso elemento de Gestalt, utilizando a influência de gestaltistas, cuja participação tem sido proeminente nos grupos SAT, desde o começo dos programas na Europa. Alguns dos mais talentosos terapeutas gestalt têm sido parte integrante da equipe como supervisores no processo terapêutico.

Outros aspectos do currículo terapêutico são:

• prática original da psicoterapia: uma forma inovadora de drama terapêutico;

• cultivo da espontaneidade e a entrega por meio do movimento;

• consciência sensorial, tanto em movimento como em quietude;

• processo envolvendo regressão às experiências perinatais inspirado tanto no renascimento, na respiração holotrópica de Groff, assim como na “visão triunitária” do ser.

Esse processo permite que os participantes obtenham na maioria das ocasiões um efeito favorável tanto em sua mente como em sua vida. Tudo isso, envelopado com a necessária compreensão da personalidade, transformação e meditação, parcialmente mediado por relatos e histórias de ensinamentos.

O Programa SAT hoje é oferecido em módulos anuais e tem obtido muito sucesso por diversas partes do mundo.

Conheça um pouco mais sobre cada módulo do Programa SAT .