LIVROS

Claudio Naranjo possui mais de 60 livros editados em diversas línguas (espanhol, inglês, português, alemão, italiano e francês), além de inúmeros artigos e matérias publicados em revistas e periódicos em todo o mundo.

Veja a bibliografia completa registrada até 2009 em: http://claudionaranjo.net/pdf_files/nav_bar/publications/bibliography.pdf).

A editora oficial da Fundação Claudio Naranjo é a La Llave (www.edicioneslallave.com).

Para adquirir alguns de seus títulos no Brasil, acesse: www.na-ponte.com

 

Seguem alguns destaques:

 

Capa Educação Frente

Mudar a Educação Para Mudar o Mundo
Editora: Verbena
Ano: 2015
“As ideias de Naranjo sobre a educação se baseiam na tradição dos pensadores integrais como Rousseau, Dewey, Montessori ou Steiner. Ele propõe uma educação nova, ‘uma educação da pessoa integral para um mundo total’ para ‘entendermos o que nos acontece e o que acontece à nossa volta’. Um dos pontos centrais que encontramos neste livro é a necessidade de desenvolver uma educação que possa integrar as pessoas e o mundo que vivem.” Juan Cassassus – Funcionário Internacional Especialista principal da Unesco para América Latina e o Caribe

Capa Revolução FrenteA Revolução que Esperávamos
Editora: Verbena
Ano: 2015
Neste livro, Claudio Naranjo propõe uma política da consciência, pois o principal problema do mundo, para além de seus múltiplos sintomas, é a inconsciência: só despertando de nosso cego sonambulismo poderemos evoluir. O final do patriarcado, a transformação da educação, o desenvolvimento dos três amores e o caminho do autoconhecimento são algumas das propostas com as quais o doutor Naranjo formula um diagnóstico profundo dos problemas globais, bem como dos antídotos necessários à transformação de um mundo em crise.

 

 

AyahuascaAyahuasca – a enredadeira do rio celestial
Editora: Kalango
Ano: 2015
“No mundo do amanhça, será de grande utilidade o conhecimento do potencial transformador dessa planta mágica, tão apreciada pelos xamãs das culturas autóctones sul americanas, que seguramente, sabem mais que nós sobre a possível transformação da mente humana e que nos consideram, apesar da nossa arrogância tecnológica, seus irmãos menores. ” Da Amazônia Colombiana às salas do Instituto Esalen, dos laboratórios da Califórnia aos rituais brasileiros, o Dr. Claudio Naranjo acumula 50 anos de investigações com a ayahuasca, que agora nos brinda, em um relato claro e corajoso, sobre a aplicação de plantas sagradas em psicoterapia.

 

CoisasQueVenhoDizendoCoisas que Venho Dizendo
Editora: Esfera
Ano: 2008
“A primeira qualidade do autor evidenciada neste pequeno volume é seu poder de síntese. Apenas poucas páginas foram suficientes para deixar o leitor familiarizado com o núcleo de uma extensa obra desenvolvida, publicada e praticada operacionalmente ao longo de décadas de fértil pensamento original e abrangente” Alaor Passos – Sociólogo e Professor da Universidade de Brasília – UnB

 

 


SanarAcivilizaçãoSanar a Civilização

Editora: Esfera
Ano: 2012
Nesta obra, o autor faz um estudo magistral das características essenciais da nossa civilização, refletindo sobre a deterioração progressiva da vida, o ambiente, a cultura e as comunidades humanas. Nossa sociedade patriarcal, desde sua origem, tem sido baseada em um conjunto de valores que dificilmente podem ser sustentados hoje, nem garantir um futuro melhor. Dr. Naranjo retrata a patologia da nossa civilização em crise, visível em todas as áreas da vida e da cultura, e como toda crise é um momento de “Perigo”, inclusive de ameaça a sobrevivência do planeta, ao mesmo tempo é um aviso para aproveitar a oportunidade de unir forças para uma transformação individual e social.

 

PorUmaGesltaltVivaPor uma Gestalt Viva
Editora: Esfera
Ano: 2012
De Reich a Nietzsche, de Buber a Friedlaender, de Apolo a Dionísio … “Por uma Gestalt Viva” é o mais completo livro escrito sobre terapia gestalt após Perls.  Nesta proposta viva,  Claudio Naranjo inclui contribuições de gestaltistas famosos como Robert K. Hall, Jim Simkin e Paco Peñarrubia. Junto a eles, revisa toda a gestalt: desde todas as elocubrações sobre o self até ao significado mais profundo de auto-regulação organísmica. Mas acima de tudo, este livro é um guia para a transmissão da gestalt às novas gerações, onde são propostas formas inovadoras de formação e educação, de modo que o exercício da profissão torna-se uma oportunidade de crescimento pessoal e de trabalho ao mesmo tempo.

 

27_personajes_en_busca del ser

27 Personajes en Busca del Ser
Editora: La Llave
Ano: 2012
Por primera vez, una obra aborda integralmente los 27 caracteres descritos por la psicología de los eneatipos —conocida popularmente como eneagrama. Para elaborar este volumen coral, el doctor Claudio Naranjo ha reunido a un equipo de colaboradores compuesto por prestigiosos psicoterapeutas de varios países, como Francisco Peñarrubia, Juanjo Albert, Assumpta Mateu, Mireia Darder, Albert Rams, Consuelo Trujillo, Cristina Nadal o Grazia Cecchini. El resultado es un mapa vivo sobre la personalidad humana donde cada uno de los nueve eneatipos es analizado en sus variantes social, sexual y conservación. 27 personajes en busca del ser es un ejercicio de transparencia colectiva en el que los autores se desprenden de la máscara del ego.

 

autoconocimiento (O).inddAutoconocimiento Transformador
Editora: La Llave
Ano: 1999
Freud, Gandhi, Rasputin, Scarlett O’Hara, Beethoven, Madame Bovary, Marx, Chaucer, Don Quijote, Dickens, Fausto, Dostoyevski, Canetti, Robin Hood, Gurdjieff, Kafka, Molière, Napoleón o el Mulá Nasrudín son algunos de los personajes de la realidad o la ficción que desfilan por las páginas de Autoconocimiento transformador, una obra de culto que combina la psicoterapia, la historia y la narrativa con el fin de revelarnos los tesoros de sabiduría que el buscador necesita en su viaje del héroe. Cada capítulo de Autoconocimiento transformador incluye casos ejemplares de éxitos terapéuticos y se enriquece con transcripciones de sesiones de terapia dirigidas con maestría por el autor.

 

SAT na educaçãoSAT na Educação
Autor: Evânia Reichert
Editora: Edições Vale do Ser
Ano:2010
A capital de Rondônia, Porto Velho, foi a primeira cidade brasileira a ofertar aos seus educadores o SAT Educação, processo vivencial dirigido ao professorado, criado pelo psiquiatra e educador Claudio Naranjo. Não se trata de um projeto de atualização pedagógica, mas de um programa de desenvolvimento voltado à pessoa do educador, já aplicado em diversos países. Esta edição apresenta detalhes sobre a implantação do projeto-piloto do SAT Educação no Brasil, coordenado pelo sociólogo e professor Alaor Passos e por uma equipe de 15 terapeutas. O relato mostra a experiência de cerca de 80 educadores de Porto Velho, a humanização na educação, o contexto sócio-cultural da Amazônia e uma análise sobre a saúde da educação brasileira.

 

palavras de poderPalavras de Poder- vol. 3
Autor: Lauro Henriques Jr
Editora: Alaude
Ano:2014
Neste terceiro volume de Palavras de Poder – Entrevistas instigantes com grandes mestres da espiritualidade e do autoconhecimento, Lauro Henriques Jr. dá continuidade ao seu trabalho de extrair a sabedoria de grandes nomes da espiritualidade e do autoconhecimento do Brasil e do mundo, entre eles Claudio Naranjo.