HISTÓRIA

Dr. Claudio Naranjo, renomado psiquiatra chileno, escritor, professor e conferencista de renome internacional, é considerado um pioneiro em psicologia transpessoal, psicoterapia integrativa e tradições espirituais.

Como discípulo e sucessor de Fritz Perls, tornou-se líder mundial na Gestalt terapia. É professor em Berkeley, membro do Clube de Roma e possui três títulos de Doutor Honoris Causa: um pela Universidade de Udine na Italia, outro em psicologia humanista pela Universidade Concordia no México, e o terceiro pelo empenho no campo da educação na Universidade Gestalt da Cidade do México.

Levou 40 anos desenvolvendo a sabedoria do Eneagrama e criando a Psicologia dos Eneatipos. Em sua jornada pela vida recebeu ensinamentos de mestres como Swami Muktananda, Idris Shah, Oscar Ichazo, Suleyman Dede, Sua Santidade Karmapa XVI e Tarthang Tulku. Além de teorizar sobre a Gestalt e exercícios terapêuticos, sobre o Método Hoffman para curar as relações com pais e ainda sobre a neurose do caráter, seu interesse passou a abranger a teoria da psicoterapia e as facetas da cura psicológica. Suas ideias transcenderam aquelas das escolas específicas. Fruto desse amplo aprendizado, desenvolveu o Programa SAT, um processo de autoconhecimento pelo qual milhares de pessoas já passaram.

Autor de mais de 30 títulos, desde o final dos anos 90, participou de muitas conferências sobre educação e procurou influenciar a transformação do sistema de ensino em diversos países. Em 2014, fundou a Universidade Global Claudio Naranjo com o apoio do governo mexicano e foi nomeado assessor do Foro Global para o Futuro da Educação na Rússia.

Em 2015, o governo Italiano através do Ministério das Instruções, autorizou o funcionamento de uma Escola de Psicoterapia para Educadores e concorre à indicação de candidatura ao Prêmio Nobel da Paz 2015.

Desde o final dos anos 90, ele participou de muitas conferências sobre educação e procurou influenciar a transformação do sistema de ensino em diversos países, impulsionado pela convicção de que nada é mais esperançoso em termos de evolução social do que o cultivo da sabedoria individual, a compaixão e a liberdade.

Para mais informações, acesse seu site: claudionaranjo.net